quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um pouco de história


Em BH, a forte relação da população com a Moda está ligada ao conceito de Modernidade inserido na fundação da cidade como primeira capital planejada no Brasil. As primeiras lojas de Moda da capital surgiram da década de 30 e vendiam a moda européia. Nos anos 70 o Barro Preto surge como pólo de moda de grande produção. Celeiro de talentos de Moda, BH participou ativamente do novo momento pelo qual passava a moda brasileira na década de 80 através do Grupo Mineiro de Moda, do qual participaram profissionais como Renato Loureiro e Tereza Santos. A década também marca o auge da Savassi como região de estilo e informação de moda. A úlitma década do século XX também registra a consolidação do Prado como pólo de confecções com uma moda elaborada e com a identidade brasileira atraindo compradores de todo o Brasil e já nos anos 2000, BH assiste à consolidação do bairro de Lourdes como referência de moda com suas várias maisons.

O QUE É

MUSEU CAPITAL DA MODA é um programa de ações de valorização da História da Moda de BELO HORIZONTE como patrimônio cultural essencial para a preservação e experiência da memória e identidade sócio-cultural da capital e de Minas Gerais.

Com o objetivo pesquisar, identificar, registrar e preservar a História da Moda em BH, especialmente no que se refere aos acervos de vestuário, acessórios e figurino, o MUSEU realiza atividades que visam à democratização da Moda como experiência histórico-cultural, como publicações, exposições e seminários de formação com acesso gratuito.

PARCERIA e COLABORAÇÃO

Como projeto cultural aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o MUSEU CAPITAL DA MODA tem um carárter de pesquisa pública, para descobrir e identificar os acervos da história da moda em Belo Horizonte. Com o objetivo de fazer com que as pessoas se identifiquem com suas propostas, o MUSEU convida você para participar, tornando-se parcerio(a) e colaborador(a) do projeto.

COMO PARTICIPAR

Se você possui ou conhece alguém que tenha acervos de moda com importância histórica como roupas, acessórios ou outras peças de vestuário e figurinos de época, fotografias ou filmes que estejam em Belo Horizonte e/ou pertenceram a habitantes da capital, entre em contato conosco.

A pesquisa do MUSEU CAPITAL DA MODA inclui a identificação e o registro fotográfico dos acervos e o levantamento de sua história. Nosso objetivo é relacionar os acervos de moda com a memória afetiva e cultural das pessoas que vivem ou viveram em Belo Horizonte desde sua fundação em 1897.

CONTATO

MUSEU CAPITAL DA MODA – HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE
Telefone: (31) 3889 0074
Email: contato@museucapitaldamoda.com
Site: www.museucapitaldamoda.com
Blog: www.museucapitaldamoda.blogspot.com
Jornal Arena da Moda: www.arenadamoda.org